VOLTAR Empresa Amiga da Natureza

Contato

O Columba livia (Pombo-comum) é uma ave columbiforme bastante comum em áreas urbanas. A plumagem é normalmente em tons de cinzento, mais claro nas asas que no peito e cabeça, com cauda riscada de negro e pescoço esverdeado. O bico é vermelho, curto e fino. Alimenta-se de sementes e grãos, e nas cidades do que estiver disponível nas ruas, incluindo lixo.

O pombo-comum é capaz de fazer seus ninhos nos mais diversos locais incluindo o interior de telhados, frestas em paredes e tijolos e orifícios de ventilação.

Essa espécie é originária da Eurásia e Africa e foi introduzida no Brasil no início da colonização portuguesa.

É considerada um grave problema ambiental, pois, compete por alimento com as espécies nativas, danifica monumentos com suas fezes e pode transmitir doenças ao homem, tais como a toxoplasmose.

Até recentemente, havia uma certa benevolência com o pombo em áreas urbanas, sendo comum encontrarem-se em pontos turísticos em todo o mundo (como a Trafalgar Square em Londres, ou a Cinelândia carioca) vendedores ambulantes licenciados de milho que seria atirado aos pombos. Atualmente, tais atitudes são desencorajadas e existe uma repugnância crescente á presença dos pombos, tidos como "ratos de asas", em áreas urbanas. Encontra-se na lista de espécies exóticas invasoras do Brasil.