VOLTAR Empresa Amiga da Natureza

Contato

Métodos de Prevenção

De uma maneira geral, prevenir uma infestação de qualquer praga implica em se impedir o acesso desta praga ao ambiente estudado e a limitar a disponibilidade de fatores que permitam sua sobrevivência. Estes fatores são basicamente três: alimento, umidade e abrigo.

Vias de Acesso para os Cupins

Quando estudamos o comportamento dos cupins, chegamos à conclusão que eles podem penetrar em uma estrutura de várias maneiras, sendo as principais:

As formas aladas dos cupins também podem dar origem a uma infestação na estrutura, embora esta possibilidade seja particularmente pouco expressiva quando comparada com infestações originadas por colônias localizadas no solo. Neste particular, novamente as rachaduras e frestas na estrutura desempenham um papel fundamental na proliferação desta infestação para outros locais da estrutura.
Desta maneira, quer a infestação seja originada de colônias estabelecidas no solo ou de cupins alados que formarão seus ninhos na estrutura, rachaduras e frestas são fundamentais para que o cupim adentre a estrutura e devem ser, por este motivo, corrigidas.

Fatores que favorecem o ataque:

Dentre os fatores que favorecem a intensidade de infestação por cupins em uma estrutura quando se encontram nas proximidades da mesma, podemos citar:

Outras medidas preventivas

Existem ainda, uma série de medidas que podem ser consideradas preventivas do ataque de cupins, a saber: