VOLTAR Empresa Amiga da Natureza

Contato

Aranha-marrom (Loxosceles spp) - São aracnídeos que tem comprimento total de 3cm (um terço disso sendo o corpo, de coloração típicamente marrom) e seis olhos - organizados aos pares - na cor branca. Algumas apresentam o desenho de uma estrela no cefalotórax.

De teias irregulares, têm como característica a peregrinação noturna e a alta atividade no verão. Durante o dia permanecem escondidas sob cascas de árvores e folhas secas de palmeira - na natureza - ou atrás de móveis, em sótãos porões e garagens - no ambiente humano.

A maioria dos acidentes se manifesta por lesões cutâneas, sem comprometimento do estado geral e sem alterações laboratoriais. Nos casos de acidentes mais graves, ocorrem lesões cutâneas características, alterações sistêmicas e, em alguns casos, anemia aguda, icterícia e alterações laboratoriais sugestivas de hemólise. Embora seja muito pequeno o número de registros de óbitos por acidentes causados por Loxosceles, a critério médico, deve-se avaliar a necessidade de tratamento soroterápico específico. Por vezes, a ação necrosante do veneno causa lesões cutâneas, exigindo tratamento cirúrgico para correção de úlceras e cicatrizes.