Empresa Amiga da Natureza

Contato

Conheça um pouco mais sobre as pragas urbanas e saiba como se prevenir.

Aqui damos dicas de como dificultar o acesso de ratos baratas e formigas à sua casa e a forma correta de lidar com eles antes de pedir nossa ajuda.

Em cada categoria ao lado, você vai encontrar informações como espécie, nome científico, habitat, comportamento e informações sobre prevenção.

Aracnídeos

Aracnídeo é qualquer organismo da classe Arachnida do filo dos Artrópodes que inclui, dentre outros, aranhas, carrapatos, opiliões e escorpiões, compreendendo mais de 60.000 espécies. O nome desta classe tem origem na figura da mitologia grega Arachne. Quase todas as espécies são animais terrestres.


Baratas

Blattaria ou Blattodea é uma ordem de insetos cujos representantes são popularmente conhecidos como baratas. É um grupo cosmopolita, sendo que algumas espécies (menos de 1%) são consideradas como sinantrópicas,. Dentre os principais problemas que as baratas podem ocasionar aos seres humanos está a atuação delas como vetores mecânicos de diversos patógenos (bactérias, fungos, protozoários, vermes e vírus).


Cupins

Os cupins ou térmita são insetos eusociais da ordem Isoptera, que contém cerca de 2.800 espécies catalogadas no mundo. Mais conhecidos por sua importância econômica como pragas de madeira e de outros materiais celulósicos, os cupins também têm atraído a atenção de cientistas devido ao seu singular sistema social. Além de provocar considerável dano econômico em áreas urbanas e rurais, esses insetos também são importantes componentes da fauna de solo de regiões tropicais, exercendo papel essencial nos processos de decomposição e de ciclagem de nutrientes.


Formigas

As Formigas (Formicidae), o grupo mais popular dentre os insetos, são interessantes porque formam níveis avançados de sociedade, ou seja, a eusocialidade. Todas as formigas, algumas vespas e abelhas, são considerados como insetos eusociais, fazendo parte da ordem Hymenoptera. As formigas estão incluídas em uma única família (Formicidae), sendo que existem aproximadamente 11000 espécies descritas, distribuídas por todas as regiões do planeta, exceto nas regiões polares.


Moscas e Mosquitos

O termo Mosca (Brachycera), que denota os insetos dípteros esquizóforos da subordem dos ciclórrafos, com cerca de 80 mil espécies descritas, que se dividem em caliptrados e acaliptrados e numerosas famílias.

A mais conhecida é a mosca doméstica, comum em praticamente todo o planeta.

Mosquito e pernilongo são termos gerais para designar diversos insetos da subordem Nematocera, especialmente os da família Culicidae. As fêmeas são também conhecidas como melgas ou tropeteiros, designações de carácter popular ou regional.


Pombos e Pássaros

Columbidae é uma família de aves columbiformes que inclui os pombos, pombas, rolas e rolinhas.

Há cerca de 300 espécies desta famílias distribuídas em todos os continentes. Os columbídeos são aves de pequeno e médio porte, com pescoço, bico e patas curtas, que se alimentam de sementes e frutos. O casal que se reúne na época de reprodução, constrói ninhos não muito sofisticados, onde chocam dois a três ovos brancos. Os columbídeos são em geral espécies cinegéticas, caçadas pela sua carne e muitos comuns em áreas urbanas.


Ratos

Rato é o nome geral dos mamíferos roedores da família Muridae. É a maior família de mamíferos existente na actualidade com cerca de 600 espécies, classificadas em 4 sub-famílias.

Os ratos silvestres foram aparentemente originados nas regiões temperadas da Ásia Central. Através de migrações pelas rotas comerciais e militares, o rato se espalhou pelo mundo. Muitos tipos de rato transformaram-se em espécies invasoras e causaram estragos nos ecossistemas ocupados através da sua migração.